Pessoal, como o carnaval está chegando, uma festa pagã, onde saímos um pouco do padrão e acabamos comendo e bebendo bastante, e desde o natal e réveillon já cometendo alguns exageros, decidimos falar um pouco sobre a alimentação funcional e saudável, e passar algumas dicas para vocês se divertirem no carnaval com muita disposição.

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Os sucos antioxidantes são uma ótima pedida para esse tipo de evento, eles nos mantêm nutridos e hidratados. A dica então é, junto com algum suco natural como manga ou maçã por exemplo, colocar salsão, pepino ou gengibre, que são alimentos supersaudáveis, desintoxicantes e que fazem bem para o trato gástrico e intestinal.

Continuando por essa linha, temos também o gaspacho de melancia, uma receita de verão que já postamos aqui, que além de ser leve, ela é saudável e refrescante. Perfeita para substituir qualquer drink.

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Sugerimos também, usar e abusar das saladas em geral. Qualquer tipo de salada sempre é muito bem-vinda. Pode ser com legumes, azeitonas pretas, pimentão, as de mix de folhas ou até com frutas, como o morango ou a manga.

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Outra dica bem legal e supernutritiva é fazer o leite de coco. A receita é simples: Em bons hortifrutis você encontra o coco já descascado. Para cada 1 coco use 2 copos d’água. Bata tudo no liquidificador e depois coe. O leite de coco é um dos melhores alimentos que você encontra em toda natureza, muito saudável e rico em nutrientes. Além disso você pode usar ele como base para um shake, usando manga, morango ou sagu. Outra receita gostosa é misturar a chia com o leite de coco. O ideal é para cada meio litro de leite de coco levemente aquecido, colocar 2 colheres cheias de chia.

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Recomendamos também outra coisa que é muito saudável, para complementar a nossa dieta de carnaval e pós carnaval, o gergelim preto. Deixe-o um pouco de molho, bata-o no liquidificador e use esse “leite” para fazer molhos, misturar com sucos ou até com o leite de coco com um pouco de mel, também fica perfeito.

Quando o assunto for sobremesa, uma ótima opção é fazer com bananas, por serem ricas em potássio. Um doce de banana com calda de Nutella, ou para as pessoas que não querem usar o chocolate por causa do açúcar, podem optar pela pasta de avelãs que tem menos açúcar, ou também usar o mel como adoçante e até um pouco de stevia que é supernatural.

É legal também optar pelo iogurte, para ajuda a refazer a flora intestinal. Junto com mel, batido com morango ou frutas vermelhas, fica uma sobremesa saudável e pouco calórica. Além de te deixar com a pele linda, rsrs.

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O ideal é usar e abusar dos alimentos da natureza e dos sucos. Na gastronomia existem inúmeras receitas com ingredientes que não fazem bem à nossa saúde. Que é gostoso, todos nós sabemos que sim, porém existem muitas outras coisas gostosas e saudáveis que permitem que a gente tenha uma alimentação funcional e regrada. Principalmente depois de uma temporada de muitos abusos e exageros e que nosso organismo já está intoxicado.

Por isso, fica aqui a dica da Nani Bernardo Gastronomia, para todos ficarem lindos nesse carnaval, tanto por dentro quanto por fora.

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Aproveitem!!